terça-feira, 7 de setembro de 2010

Carros a pilhas

Nos dias de hoje fala-se muito em carros eléctricos e como são o futuro. Não sigo com muita atenção as noticias deste tipo, porque para dizer a verdade não são muito interessantes. Mas ultimamente tem sido uma enchente de noticias de lançamentos de novos carros eléctricos, basicamente todas as marcas tem um carro pronto a lançar no mercado.

Então resolvi que séria uma boa altura para ver se tudo o que se diz acerca destes carros é verdade, e se finalmente alguém tinha conseguido fazer um carro a pilhas que realmente funciona. Estive a ver os carros que em breve sairão no mercado português o Nissan Leaf, Mitsubishi i MiEV, os Renault ZE e o Opel Ampera todos muito amigos do ambiente todos com grandes promessas para salvar o planeta, mas a meu ver existem uns quantos problemas com estes veículos no mundo real.


O problema com o uso de baterias para mover as rodas é a autonomia. Um carro eléctrico tem uma autonomia de 160 km (Nissan Leaf e iMiEV) enquanto um carro a combustíveis fósseis tem basicamente autonomia ilimitada, acaba a gasolina vai-se a bomba e mete-se mais, 5 minutos depois estamos outra vez a caminho.

Com os eléctricos isso não funciona bem assim, quando a bateria acaba tem de ser recarregada e para recarregar leva uma eternidade. Basta ver o telemóvel que usamos todos os dias, leva uma eternidade a recarregar e fica sem bateria quando mais se precisa dele.

Pode-se dizer que um carro eléctrico é brilhante a curtas distancias e a baixas velocidades. Mas quando chegar o dia em que temos de ir a um local que fica a 80 ou 90 km? Primeiro vamos chegar tarde porque não podemos nem conseguimos ir depressa porque gasta a bateria. E como fomos tão devagar, quando regressarmos a casa provavelmente já é de noite e temos de usar as luzes, o que gasta a bateria. Eventualmente vai ficar sem bateria a meio do caminho, e vai ter que esperar até ao próximo século para acabar de recarregar as baterias e voltar a casa.


Para dizer a verdade sei que estou a ser um pouco injusto, na verdade quem comprar estes carros nunca vai levar as baterias até ao fim. A razão disto acontecer é simples, carros eléctricos não são carros divertidos. E este é o segundo problema com estes carros.

Sabem aquele tipo de pessoa que quando sai a noite para beber um café com os amigos, passa o tempo todo a falar dos médicos, exames estúpidos que fez e as doenças que teve ? Não é um exemplo de uma pessoa divertida, e o mesmo acontece com este tipo de carros são monótonos e aborrecidos. Ninguém os vai conduzir longas distancias com medo de morrer de tédio.

Então quem comprar estes carros provavelmente vive numa cidade. Vai utilizar o carro para ir para o escritório e ir buscar os miúdos a escola passar no supermercado, pequenas distancias. Um carro pequeno fácil de estacionar, com espaço na mala e barato de carregar as baterias, os fabricantes anunciam valores a volta de 1€ por cada 100 km. Brilhante, mas há um problema com isto também.

Eu vivo numa cidade e se olhar pela janela consigo ver que a maior parte dos carros estão estacionados na rua, e quem comprar o seu carro eléctrico vai deixar o seu carro na rua onde há montes de espaço, mas não há onde ligar o cabo da electricidade para carregar as baterias. Então vai ter de o guardar numa garagem que tenha local onde ele possa ser recarregado, a minha garagem por acaso não tem, fui ver ontem a noite. E isso é um grande inconveniente porque maior parte das pessoas não tem onde carregar o carro.
Na verdade isto nunca vai acontecer. A maior parte das pessoas nunca vão ter este problema porque a maior parte das pessoas não tem possibilidades para comprar um carro eléctrico. Os preços anunciados para Portugal começam entre os 30 e 35 mil euros, o que é uma enorme quantidade de dinheiro por um carro que não consegue ir de Faro ao Porto num só dia.

Sinceramente eu quero que os carros eléctricos funcionem, quero que as pessoas os comprem e que cada vez mais pessoas os utilizem, não quero que sejam apenas carros a pilhas, com autonomia minúscula e preços astronómicos. Eu não compraria um, mas se eles funcionarem no mundo real os preços da gasolina e do gasóleo baixam, e nesse caso quem gosta de carros pode conduzir um carro decente, sem ter de deixar o ordenado na Galp.

De certo modo os carros eléctricos são a melhor coisa que pode acontecer a quem gosta de carros e de conduzir, preços baixos nos combustíveis e as estradas vazias porque ninguém tem bateria para ir a lado nenhum ...

9 comentários:

  1. podes sempre carregar deixar o carro no forum a carregar enquanto vais as compras ou tomas cafe. lá tem fichas electricas trifasicas que so demoram ai 3 horas a crregar.

    ResponderEliminar
  2. Estás-te a esquecer da hipótese de trocar a bateria numa bomba de combustível.
    O tempo que demoras a atestar o carro deve ser o mesmo que demorarás a trocar a bateria.

    ResponderEliminar
  3. Marcio Gomes, 3 horas num Shopping !? Deves estar a brincar. Só as miúdas é que conseguem estar tanto tempo num sitio desses.

    Luís Gonçalves, Sim podes sempre trocar a bateria por uma nova. Mas pensa no tamanho de uma bateria normal, não é pequena nem leve. Agora imagina uma bateria para mover um carro.
    Então tinhas de ter um espaço enorme para guardar e carregar as baterias, e sinceramente não me parece que eles tenham esse espaço disponível numa bomba de combustível.

    ResponderEliminar
  4. Rui, segundo a tua teoria cagávamos para muitas cenas novas porque no inicio é só problemas.
    Revê o teu texto e aponta soluções para os problemas. Isso é que era de valor.
    É certo e sabido que a cena a funcionar salvava um bocado do planeta e dos nossos bolsos. Só há uma coisa que vai perder no meio disto tudo: o negócio do petróil.

    ResponderEliminar
  5. Ricardo Seromenho, segundo a minha teoria não vale a pena investir numa solução que não funciona, e claramente não funciona pelos motivos que expliquei.
    Para mim carros a Hidrogénio é uma boa tecnologia e que deve ser desenvolvida, tem os seus problemas e esses sim devem ser resolvidos.
    Porque sinceramente não acho que seja um passo em frente se estamos a resolver problemas que nunca deveriam ter existido.
    E por fim eu não estou aqui para mudar mentalidades, é só a minha opinião. Se achas que os carros a pilhas são o futuro e vão salvar o planeta, compra um.
    Como disse no final do meu post, eu quero que a tecnologia funcione e as pessoas os comprem.

    ResponderEliminar
  6. entao se pegarem no tempo que demoram a investigar a tecnologia para o hidrogenio, e apostarem a fazer baterias mais pequenase carregamentos mais rapidos. lembraste dos primeiros telemoveis, precsavas de uma caixa com 5 kilos para aquilo funcionar em monocromatico, e agora?? agora que também devem apostar no hidrogenio tb acho que sim, mas uma coisa não impede a outra.
    As coisas normalmente levam tempo e os "carros a pilhas" foi algo que começou a pouco tempo, ou melhor começou cedo no entanto foram abafando as invenções devido ao mto dinheiro que se ganha no petroleo.

    Ja agora uma coisa para pensar, os carros electricos deitam h2o no estado gasoso, isso forma nuvens com mtas nuvens chove, sera que passariamos a ter um clima igual ao de inglaterra em todo o mundo???

    ResponderEliminar
  7. ah e já agora, o novo Tesla S poderás percorrer 300km com apenas uma carga. ou seja isto continua a evoluir. agora se gostava de conduzir carros electricos, ai concordo contigo sera um tedio. sera uma acelera versão automovel so que este n faz barulho.
    Já agora ruizito se toda a gente aderir aos ao EV's a gasolina deixará de existir ou entao tens de pagar um imposto super especial porque es mais poluente do que os outros. informa-te sobre o tratado de kioto e vais ver que isto esta a seguir o caminho de haver impostos para quem polui mais.

    ResponderEliminar
  8. Márcio Gomes, "lembraste dos primeiros telemoveis, precsavas de uma caixa com 5 kilos para aquilo funcionar em monocromatico, e agora?" - Sim e agora quando mais precisas dele fica sem bateria, a coisa não mudou muito em relação a isso.
    "os carros electricos deitam h2o no estado gasoso, isso forma nuvens com mtas nuvens chove" - Bem ou é ter um clima de chuva ou morrer afogado devido ao degelo dos pólos.
    "Tesla S poderás percorrer 300km" - Já viste o preço desse carro? Acho que é um preço um bocado alto para a maioria de nós.
    "Informa-te sobre o tratado de kioto" - Informa-te porque razão os preços do combustível serem tão altos, se não sabes é porque o nosso Governo tem um imposto altíssimo nos combustíveis. Se menos pessoas os usam os preços baixam. Por exemplo o caso do telefone fixo, apareceu o telemóvel e os preços do telefone fixo caíram a pique.

    ResponderEliminar
  9. Os carros eléctricos ainda são muito recentes, temos de dar tempo para que a tecnologia se desenvolva...

    Vale a pena comprar já um? Depende! Se tivermos em conta os incentivos ao abate, até pode valer a pena. Caso contrário, não! Nem pensar! Tendo em conta o preço e o estado actual dos eléctricos, é dinheiro deitado ao lixo... Querem um carro pequeno, poupado, ideal para ir para o trabalho... Optem por um Smart!

    ResponderEliminar