quarta-feira, 22 de setembro de 2010

Mulheres ao volante ... segurança constante !?

Pelos vistos houve alguém que não tinha nada para fazer, e decidiu fazer um estudo para ver qual dos sexos era melhor ao volante. E o resultado foi ... as mulheres são melhores que os homens ao volante.
Para dizer a verdade quando li o titulo da noticia pela primeira vez nem liguei, e fui ler sobre o Paulo Bento ser o novo seleccionador nacional, que era muito mais interessante.


Mas como as noticias hoje não eram grande coisa, e como não tinha nada para fazer, resolvi dar uma olhadela. Segundo um estudo feito por uns Americanos, as mulheres são mesmo as melhores condutoras. Tem menos acidentes, e quando batem são acidentes de menor gravidade.

Quando era miúdo lembro-me de ouvir dizer: "Mulheres ao volante, perigo constante.". Será que isso ainda é verdade? Eu tenho más experiências com mulheres a conduzir, devo admitir. Já estive num acidente em que uma menina trocou o acelerador pelo travão. O BM que seguia a minha frente bateu no carro da menina, e eu bati no BM.

Como é óbvio a culpa foi nossa que seguia-mos a traz, e quem bate por traz tem a culpa. A não ser que a menina tivesse com os copos, o que explicava a troca dos pedais, mas não foi esse o caso. Imaginem ela a contar aos amigos que se enganou nos pedais, sem ter bebido nada! Eu mentia e dizia que tinha bebido duas garrafas de whisky, a vergonha era demasiado grande.


Mas o estudo explica que a eficácia na condução não tem a ver com a habilidade do condutor, mas sim com a agressividade com que se conduz. O que realmente faz sentido, porque certa vez apanhei uma condutora que seguia no seu Pegeout a 40 km/h numa estrada com traço continuo e ainda travava nas curvas.

Ao final de uns quantos quilómetros a minha agressividade tinha passado a níveis bíblicos, só queria era enfiar o meu carro no Pegeout dela (para não dizer outro sítio), só para acabar com aquilo. Tudo isto comprova o estudo feito, os homens são mais agressivos a conduzir que as mulheres.


Certa vez fui com uma colega de trabalho a uma reunião. Primeiro ela não conseguia manter uma velocidade constante na autoestrada e ia sempre aos solavancos, o meu pequeno almoço ia ficando no caminho. E quando chegamos ao destino foi em direcção a uns trabalhadores numa rotunda em obras levando uns cones a frente, e só parou quando lhe dei um grito.

Nunca tive tanto medo na minha vida, até anos depois andar num VW Lupo a 150 km/h. Medo muito medo. Mas ela nunca chegou a bater com gravidade, tirando uns quantos cones amassados. Provavelmente se fosse um homem, tinha ido a um milhão de km/h contra os trabalhadores, e eu tinha morrido num carro voltado ao contrario em uma grande bola de fogo.


Nesta altura devem estar a pensar, "Como raio é que ela não viu os cones nem os trabalhadores ?!". Bem, ela ia demasiado ocupada com o telemóvel a escrever uma mensagem ou coisa do género. O que é estranho porque geralmente as mulheres conseguem fazer varias coisas a mesmo tempo. Falam ao telefone, escrevem no computador e ainda fazem o jantar. Eu para escrever no blog só posso estar a fazer isto, não consigo fazer mais nada, nem ouvir música.

Portanto um estudo interessante e pelos visto 100% correcto, mas até que ponto isto é novidade? Bem se me perguntarem a mim, já sabia isto desde que os Romanos saíram da Península Ibérica, o que já faz uns aninhos. Para mim não é novidade nenhuma, as mulheres são melhores que os homens em quase tudo. Eu por exemplo preferia andar de carro com a miúda do Schumacher do que com ele.


Mas pronto isto é só a minha opinião ... há gostos para tudo.

3 comentários:

  1. É certo que com as mulheres há com cada azelhice... Mas eu já nem digo nada, há por aí menino a querer mudar a frase que ouvias dizer em pequenino.
    Eu acho que isto já vai mas é sendo ela por ela.

    ResponderEliminar
  2. Sem dúvida, os homens são mais agressivos ao volante... A testosterona incentiva a procura de adrenalina! Nós, gostamos de arriscar mais, andamos sempre à procura de sensações fortes!
    As mulheres são mais calmas, dão mais tempo ao cérebro para decidir o que fazer a seguir... Nós tomamos as decisões em tempo real, em cima do acontecimento... Isso torna-nos mais "perigosos" ao volante... Então, "Homem ao volante, perigo constante!"

    Mas, não me venham dizer que as mulheres são melhores condutoras... Nós somos capazes de escapar de situações que para as mulheres são morte certa... Por exemplo, piso molhado, um carro perde tracção em direcção a uma ravina! A reacção de um homem é virar o volante na direcção oposta, meter uma abaixo e acelerar, para ficar longe da ravina! A mulher, simplesmente, travava a fundo na esperança que o carro parasse! O homem livrava-se da ravina, porém colocava em perigo quem viesse na faixa contrária, tendo uma probabilidade de acidente de 50%! A mulher simplesmente caía pela ravina a baixo, tendo uma probabilidade de acidente de 100%! Quem é mais perigoso? O homem! Quem conduz melhor? O homem!

    O homem comete mais erros graves e aprende com eles. A mulher limita-se a fazer "o que está certo" e quando se vê numa situação de perigo não consegue reagir de forma correcta...

    Conclusão, somos mais perigosos, mas conduzimos melhor! Conduzimos com paixão!

    ResponderEliminar
  3. Pois as mulheres tem menos acidentes, por que se metem em menos situações complicadas, que para nós homens é mais fácil se metermos.
    Pode-se dizer que elas não reagem bem debaixo de pressão, talvez seja por isso que não há mulheres na Formula 1.

    ResponderEliminar