quarta-feira, 1 de dezembro de 2010

Estrada molhada !

Eu gosto do tempo de chuva, gosto particularmente de ouvir chover, desde pequeno que gosto disso, não sei porquê apenas sei que gosto. E se têm passado as ultimas semanas em Portugal, provavelmente já repararam que tem chovido uma coisinha e já não esta tanto calor como estava em Agosto.


Longe vão os dias de verão passados a beira-mar, ou no café ao final da tarde a beber uma cerveja com os amigos enquanto se espera o fresco da noite. E quando chega a noite perto da meia-noite, sai-se com o carro para dar uma volta, vidro aberto para entrar o ar fresco.

No verão a única altura boa para se andar de carro, é a noite quando está fresco e as estradas estão vazias, aqui no Algarve de dia esta demasiado calor, e montes de gente por tudo o que é lado. As gentes do sul já estão habituadas a isso, tranquilidade o ano todo e maluquice no Verão.

Eu sou do Alentejo, na minha terra não há duas coisas que há no resto do país, primeira, não há muitas pessoas e segunda, não há trânsito um paraíso na terra. E quando vim para o Algarve o primeiro Verão achei isto de loucos, não se conseguia ir a lado nenhum, principalmente em Agosto.


Então quando chega o frio e a chuva não temos ninguém para encher as estradas, as plantas recebem a chuva que tanto precisão e tudo fica verde e cheio de flores. E tudo fica óptimo nos Algarves, bem na verdade não é bem assim.

As estradas aqui com chuva são mais perigosas que o George Bush com as forças armadas mais poderosas do planeta. Nunca se sabe o que vai acontecer, nem que país ele vai invadir a seguir. Então para se conduzir aqui com chuva temos de estar bem acordados, caso contrário acabamos por ir bater numa Alfarrobeira ou num “camone” que acabou de chegar de Inglaterra.


Mas provavelmente só vão bater num Espanhol a 10 km/h na faixa mais á esquerda da A22, que não deixa passar ninguém. E isso não é motivo de preocupação porque se lhe bater ele nem vai notar, já repararam nos carros deles, não têm um painel do carro sem mossas ou riscos

E como os pneus de traz do meu carro são mais escorregadios que uma sardinha de Portimão, ( viram o que eu fiz aqui ) ando constantemente a fazer slides, sempre que passo o limite numa curva apertada ou numa rotunda abençoada pela chuva.

Não me levem a mal os slides são divertidos, mas quando eu os quero fazer. Quando o carro os faz sem me pedir licença, ai as coisas começam a perder a piada e começa tudo a ficar um bocado assustador. Principalmente quando se fica a milímetros da tal Alfarrobeira que vos falei á pouco.

Sinto falta das noites de verão em que está calor e as noites são pequenas para tanta estrada vazia. E já agora, se vierem ao Algarve no Inverno conduzam com cuidado, os "camones" são poucos e nos precisamos deles.

Sem comentários:

Enviar um comentário